Festival Internacional de Cinema de Realizadoras (FINCAR) está com as inscrições abertas

 

ARTE FINCAR.png

Inscrições para a primeira edição do FINCAR

O Festival Internacional de Cinema de Realizadoras (FINCAR) abre nessa quarta (17) as inscrições para filmes de curta, média e longa­metragem dirigidos por mulheres. O evento acontecerá no Recife (PE, Brasil) no mês de julho e propõe abrir mais um espaço para debater cinema, autoria e o processo criativo das mulheres.

As realizadoras interessadas poderão submeter seus filmes entre os dias 17 de fevereiro e 29 de abril. As inscrições podem ser feitas online via plataforma FilmFreeWay ou por envio de cópia em DVD (ler Regulamento e Inscrições para maiores informações ­ www.fincar.com.br )

“No seu primeiro ano, o FINCAR tem por motivação fomentar o debate em torno do cinema e a mulher que observa e é observada. Investigaremos a liberdade de formas e temas nos filmes.” diz Maria Cardozo, a diretora artística do festival. Para ela, o festival de cinema é entendido como um espaço de trocas entre as realizadoras e o público. O FINCAR tem a direção artística de Maria Cardozo, curadoria de Ana Carvalho e Mariana Porto e produção de Lívia de Melo. O evento é produzido pela Orquestra Cinema Estúdios e Vilarejo Filmes e tem parceria com a Federação Pernambucana de Cineclubes (FEPEC). FINCAR é um projeto viabilizado pelo Edital do Audiovisual do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura 2015) do Governo de Pernambuco.

Apresentação FINCAR é o Festival Internacional de Cinema de Realizadoras. O evento tem sua primeira edição em 2016 e acontece no mês julho na cidade do Recife (PE), Brasil. Com foco de gênero na realização, o festival propõe uma investigação do processo criativo audiovisual feito por mulheres.

No seu primeiro ano, o FINCAR tem por motivação fomentar o debate em torno do cinema e a mulher que observa e é observada. Investigaremos a liberdade de formas e temas em longas, médias e curtas­metragens. Interessa a realização que acontece geograficamente descentralizada. Aqui, a internacionalidade é entendida como uma ponte que respeita as singularidades das obras, das autoras e dos locais de exibição. Um diálogo entre visões atentas aos contextos de realização. Entendemos o festival de cinema como um espaço de trocas entre realizadoras e público. Um momento para pensar sobre arte, autoria, gênero e a teia social em torno dessas questões.

Em parceria com a Federação Pernambucana de Cineclubes, também realizaremos o Circuito Cineclubista FINCAR ­ FEPEC. Com essa parceria, os filmes poderão ser exibidos também em outras cidades do Estado de Pernambuco.

Maria Cardozo Direção Artística e Curadoria ­ FINCAR

Esta publicação foi postada por FEPEC.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: